Total de visualizações de página

Folding Kayak - caiaque desmontável 3




A estrutura do caiaque é formada, fundamentalmente, por cavernas e por tubos, como ilustrado na figura. As cavernas são 4 seções transversais do projeto do caiaque, "tiradas" a distâncias escolhidas. São elas que darão o "shape" do caiaque.  Os desenhos assim obtidos são impressos em tamanho natural, em plotters de tamanho compatível, facilmente encontráveis em bureaux e impressão.

Para maximizar resistência/peso, escolhi como material para as cavernas o PEAD (polietileno de alta densidade). Uma vez transferidos os desenhos impressos nas chapas, recorta-se as cavernas utilizando uma serra tico-tico (dessas manuais) e furadeira de mesa.





A estrutura de alumínio é feita de tubos de 3/4" de duralumínio (liga de alumínio aeronáutico). Essa estrutura é desmontável como nas barracas de camping. Ela é composta por seções de 80cm de comprimento encaixáveis uma na outra. Os encaixes são feitos enxertos de tubos de 5/8" e 14 cm de comprimento (7 cm para cada lado). Desta maneira, uma vez desmontada, a estrutura tem uma altura de 87 cm. Em um próximo post espero esclarecer esse ponto.




A estrutura de alumínio é unida na popa e proa através de parafusos, como ilustrado na figura. 


2 comentários:

  1. Gostei desta versão desmontável, vc tem para venda. Meu contato é wilberandrade@bol.com.br. Aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá agradeço o contato. atualmente o modelo ainda está em fase de testes e não tenho perspectiva de quando estará disponível para venda.

      Excluir