Total de visualizações de página

Folding kayak - caiaque desmontável 2


Especificações e projeto

A definição da forma e dimensões do caiaque desmontável que será projetado e construído foi baseada na experiência anterior tanto de construção de caiaque e canoa, quanto nos milhares de quilômetros remados pelos rios do Brasil.

O caiaque tem de ser do tipo oceânico, com comprimento entre 4,8 e 5m, que considero suficiente para longas viagens. Como a velocidade máxima de deslocamento é proporcional ao comprimento da linha d'água, um comprimento acima dos 4,8m garante um limite acima dos 10km/h de velocidade máxima, o que é bastante razoável, já que dificilmente se consegue chegar a essa velocidade relativa à água, somente na força do braço.  Além disso, esse comprimento garante disponibilidade de bom volume para equipamentos.

Quanto à boca, quanto menor o arrasto na água e, portanto, mais eficiente será na remada. No entanto, a estabilidade primária fica comprometida. Portanto, boca é, principalmente, um compromisso entre eficiência de remada versus estabilidade. Como considero que a estabilidade é um item de conforto importante em longas viagens, escolhi uma boca que permitisse uma boa estabilidade, sem sacrificar muito a velocidade.

Com esses parâmetros principais especificados comprimento de 4,85m e boca de 0,65m. comecei o projeto do caiaque utilizando um software de projeto naval chamado Delftship  (www.delftship.net). A versão freeware  é mais do que suficiente para projetos de pequenas embarcações.
O resultado final é o caiaque LP48, cujos desenhos podem ser vistos abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário