Total de visualizações de página

Folding Kayak - Caiaque desmontável 4

Uma vez finalizado a fabricação da estrutura de alumínio do caiaque, o próximo passo é a confecção da "pele"que o vestirá. Num caiaque essa pele é composta de duas partes: o casco e o deck.
Em todo o processo de construção eu me guiei pelas dicas do site do Yostwerks, que é um clássico para a construção amadora de caiaque desmontáveis ou "skin on frame": http://www.yostwerks.com/

O material que utilizei no casco foi  lona de pvc, similar à que são utilizadas na construção de botes infláveis. Existem várias gramaturas (ou "espessuras"). Quanto maior mais robusta e mais pesada. Como queria construir algo leve e como se trata de um protótipo, comprei uma gramatura que já não me recordo mais qual foi. Mas foi comprada na Millonas (http://www.millonas.com.br/). nessa loja há uma grande variedade de lonas de pvc para escolher. Qualquer uma serve perfeitamente. A largura é padrão (também não me lembro mais exatamente, mas creio que 1,2m, que é mais que suficiente). O comprimento será em função do comprimento do caiaque (comprar uns 40cm maior que o comprimento do caique).

Uma vez adquirido a lona, é só jogar em cima da estrutura de alumínio, com o caiaque emborcado (como na foto abaixo) e recortar ao longo das bordas, deixando uma sobra de uns 10cm de cada lado. Essa sobra será utilizada no processo de "esticar" a lona sobre a estrutura.



O processo de esticamento é feito através de um "super cadarço" como se fosse um enorme sapato. O processo inicia-se fazendo fazendo os furos próxima à borda da lona, ao longo de todo os dois lados do caiaque. Fazer furos de 4 a 5 cm de distância, que podem ser feitos utilizando um alicate de fazer furo em couro. Após, utilizando uma linha tipo cordoné (de preferência que não estique e não afrouxe com o tempo), passe a linha zig-zagueando pelos furos, como se fosse o cadarço de um tenis. Fazer esse processo por trechos, pois fica mais fácil depois realizar ajustes de esticamento. A única foto que tirei desse processo, ilustra a idéia. Uma fez costurado, ir esticando a lona sobre a estrutura de alumínio e prendendo a linha. Essa linha ficará quase até o final do processo de fabricação do casco e deck.

Uma fez finalizado o processo de esticamento, deve-se cuidar dos ajustes da proa e popa. A essa altura a maior parte da lona está toda esticada e já dá para ver o "shape" do caiaque. No entanto, na proa e popa, há lona sobrando. Essa lona deverá ser recortada e colada, procurando sempre manter a lona esticada sobre a estrutura. Esse processo é um pouco chato e envolve as primeiras colagens da lona.

Para colagem, utilizar cola profissional de pvc para aplicação à frio, que pode ser encontrada na região do Gasômetro ou em lojas de produtos para sapateiro. Elas existem em bisnagas, potes pequenos e médios e latão. Comprar uns 4 a 5 potes pequenos, que são mais fáceis de manusear. Potes grandes muitas vezes se perdem, se se deixar de utilizá-los por longos períodos.

Lembrar que a lona de pvc é facilmente colável, e portanto erros de recorte pode ser facilmente sanados através de apliques de lona por cima. no site do Yostwerks, esse processo está bem explicado. Infelizmente não tirei foto para ilustrar como eu fiz.

Uma vez finalizado os ajustes na proa e popa, o próximo passo é colar o deck, que tratarei em um próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário