Total de visualizações de página

Folding Kayak - caiaque desmontável 5


Uma vez concluído o processo de esticamento do casco de lona, é preciso montar o deck. PAra tanto o caiaque é virado de boca para cima.

O material para o deck pode ser a mesma lona, ou algum outro tecido resistente. O ideal é que seja impermeável, para não deixar chuva ou ondas entrarem por ele. Não sofrerá abrasão como o tecido do casco. Eu utilizei um tecido de nylon com resina de pvc, desses que se utilizam em algumas mochilas. Utilizei uma gramatura 300. Existem em diversas cores, e podem ser facilmente encontrados nas lojas da região do Gasômetro/Braz. A largura é similar ao da lona de pvc e o comprimento pode ser igual ao da lona. 

A foto ilustra o início do procedimento de montagem. Prende-se um lado do tecido na lona de pvc com fita, lembrando de deixar uns 3 centímetros de sobra no meio do caiaque. Vamos chamar esse lado preso com fita de lado 1. Do outro lado (portanto lado 2)  recorta-se o tecido deixando uma sobra de 3 centímetros.  Uma vez recortado, essa sobra será colada na lona de pvc toda ao longo do caiaque. Para isso seguir o procedimento de colagem, ou seja, passasse cola nas duas superfícies a serem coladas, deixando secar por uns minutos. Passar umas 3 demãos de cada lado. Uma vez pronto, inicia-se o processo de juntar as superfícies do lado 2. Fazer com cuidado, eventualmente pedindo ajuda de mais alguém, pois uma a colagem é imediata, uma vez encostadas as superfícies com cola.



Uma vez terminado a colagem do deck sobre a lona do casco, no lado 2, passasse para a colagem do lado 1. O processo é similar, com uma única precaussão adicional: durante a colagem das duas superfícies, ir esticando o tecido de nylon sobre a estrutura de alumínio, para deixar o deck esticado.

Uma vez terminado a colagem o caiaque deverá parecer com a foto abaixo: um casulo completamente fechado com a estrutura dentro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário