Total de visualizações de página

Rios Itaguaré e Guaratuba (Bertioga, SP)

Rios próximos de Bertioga e mais ainda da Riviera de São Lourenço. Trata-se de um rios, na sua maior parte, de mangue, onde a maré tem uma influência determinante. Na sua parte próxima à estrada Rio-Santos a diferença do aspecto do rio entre a maré baixa e a alta é enorme, e essa influência se estende, em menor grau a uma dezena de quilômetros adentro. Alguns trechos do esquema abaixo só são possíveis de serem percorridos em maré cheia.

Tanto o Itaguaré quanto o Guaratuba se encontram a hora e meia de São Paulo, e depois de algumas remadas no rio tem-se a impressão de se estar a milhares de quilômetros da cidade mais próxima. Percorrendo ambos os rio, pode-se passar de uma paisagem de mangue, a uma de restinga e finalmente a mata Atlântica. As distâncias nos esquemas são datas entre os pontos amarelos. Um bom ponto de entrada e saída é o bar/restaurante ao lado da ponte.
Os esquemas ilustram todo o complexo do rio Itaguaré e do Guaratuba com suas ramificações. Os trechos assinalados como cristalinos se referem a regiões próximos das encostas da Serra do Mar, onde os rios tornam-se cristalinos com fundos de areia, típicos dos rios que descem da Serra. A profundidade desses rios diminui, assim como a correnteza aumenta, conforme se avança por eles. Na volta pode-se ainda dar uma esticada até a foz, e curtir uma praia.
Cada um dos dois rios pode ser percorrido em um dia. A dica é usar os trechos cristalinos para paradas mais longas, bem como bons banhos de rio. Nos meses mais quentes ao longo de todo o rio ter-se-á a companhia desagradável de mutucas, que encaram repelentes como aperitivos. A dica é ir vestido de calças e camisas de mangas compridas.


Ver abaixo mapas e fotos dos rios.


RIO ITAGUARÉ




 

RIO GUARATUBA







 



Nenhum comentário:

Postar um comentário