Total de visualizações de página

Rios Itapanhaú, Itatinga e Jaguaregua (Bertioga, SP)


O Rio Itapanhaú é o principal rio do litoral norte e proporciona belos passeios, por trechos de manguezais e mata atlântica, tendo como pano de fundo a Serra do Mar. O Itapanhaú vem do planalto, margeando a estrada Mogi-Bertioga, formando as belas cachoeiras que se pode ver da estrada.
São possíveis vários roteiros nessa região. Menciono três. O primeiro seria percorrê-lo em toda sua extensão na planície costeira.  O ponto de entrada é logo quando a estrada Mogi-Bertioga chega na planície. A partir dali, P0 no mapa, até a foz, no porto de Bertioga são 37 km. Um dia bem remado. No trecho inicial o rio passa por uma região de Mata Atlântica, passando aos poucos para o manguezal, que forma a maior parte da vegetação.  Por sofrer influência da maré, é conveniente programar o passeio para e pegar a maré a favor, facilitando um pouco a remada no trecho final .

Um segundo roteiro é explorar o rio Itatinga. Um ponto de entrada (e de saída) é o P2, antiga fábrica de palmito (acesso para Palmares, na Rio Santos). Deste ponto até a vila são uns 10 km. Outro ponto de entrada (e saída) é o P3 (entrar um pouco antes da entrada de Bertioga, sentido Santos Bertioga, à esquerda, no posto BR e seguir até o fim). A distância P2 - P3 é de 6 km. Região belíssima! A vila e a usina de Itatinga, construída na primeira década do séc. XX para abastecer o porto de Santos, valem a visita (mas é preciso autorização - informar-se nas agências de turismo de Bertioga).

Um terceiro roteiro é explorar o rio Jaguareguava. Um ponto de entrada (e saída) é o Porto de Itatinga (P3). Remada curta, já que do ponto P3 e entrando no Jaguareguava rema-se uns 5 km em média. A partir de um certo ponto (que depende da maré) ou a correnteza do rio torna a remada difícil. A melhor opção é amarrar o barco e seguir andando, pelo leito do rio. Tomar cuidado o cuidado de amarrar o barco! pois a maré pode mudar e o que era uma bela praia torna-se rio em pouco tempo.
É uma ótima opção para um passeio de fim de semana. Já estive lá diversas vezes na última década, sozinho, com minha mulher e com grupos de amigos e é sempre um prazer encontrar esses lugares tão perto de São Paulo.

















o que é água e o que é céu? 












Nenhum comentário:

Postar um comentário