Total de visualizações de página

Construção de um caiaque oceânico de madeira - V – Anel do cockpit e gaiutas

Além da questão de trabalho de contraste de madeiras, o deck também reserva um trabalho mais complexo que o casco, já que contém o anel do cockpit e as duas gaiutas de acesso aos compartimentos estanques da proa e popa.











Anel do cockpit

Uma vez que toda a superfície do deck está pronto, é preciso cuidar do cockpit, ou seja, a abertura por onde se entra no caiaque. Essa abertura não tem uma forma definida. Ela apenas precisa ser harmoniosa com as linhas do caiaque, ter uma dimensão adequada para a entrada e saída do remador e, ter um anel em volta do qual é possível prender a saia vestida pelo remador que permite vedar o cockpit, sobretudo para remadas em mar com ondas.
Devido à minha experiência anterior com outros caiaques, resolvi modificar o tamanho do anel original e aumentá-lo, para que pudesse entrar e sair com maior facilidade. Um molde da abertura é feito em papelão, posicionado na superfície do deck e marca-se a linha onde será cortada a madeira. Esse posicionamento tem de ser feito respeitando o centro de flutuação do caiaque e a posição do banco do remador. A seguir corta-as abertura com uma serra tico-tico elétrica.

O anel do cockpit pode ser feito de madeira ou de fibra. Decidi fazer em fibra de carbono, pela leveza, resistência, cor e textura que ela proporciona. Para isso é preciso montar um molde in loco . Esse molde foi feito de madeira e espuma e, sobre ele, foi fabricado com resina epóxi e fibra de vidro e de carbono o anel do cockpit. Uma vez pronto, o anel é removido, o molde desmontado, e o anel é colado na sua posição definitiva.

Gaiutas


O maior problema com as gaiutas, ou portas para os compartimentos estanques é que é necessário cortar a entrada no deck já pronto ! Ou seja, tem-se aquela superfície toda trabalhada em madeira e resinada e é preciso abrir um buraco.... não é fácil.
Mas uma vez definido a geometria da abertura, desenha com um molde na superfície do deck. Eu utilizei uma serra de metal, de dentes pequenos (tipo "seguetta") para isso. Preferi um corta manual em vez de uma serra elétrico tico-tico, para garantir um maior controle.

Uma vez feito o corte, guardar a peça que "saiu", pois será usada como porta. No buraco, pelo lado de dentro faz-se um apoio com fibra e resina. utilizei fibra de carbono mais pela cor do que pela resistência. Esse apoio é feito de tal forma que quando a porta é re-colocada, a superfície do deck continue lisa, sem ressaltos.
Existem vários tipos de soluções para manter a porta presa: magnética, por elásticos internos, com elásticos externos, etc...
Experimentei o método magnético e o resultado não foi bom. acrescei o método interno. Para maiores informações, entrar em contato, pois é meio longo expor por aqui. Talvez em outra ocasião.







2 comentários:

  1. Amigo
    Ficou perfeito!! gostaria de saber quantos metros linear de ripa foram necessario para construir o caiaque?

    Wilson Toledo

    ResponderExcluir
  2. Olá Wilson

    usei 480 m lineares, entre cedro e caxeta

    Li

    ResponderExcluir