Total de visualizações de página

Construção de uma Canoa de Madeira - 2a parte - pronta !



Resinagem do casco

Uma vez finalizado o casco de madeira, com a superfície bem lisa, tanto interna quanto externamente,  passa-se à etapa de resinagem.

Utilizei tecido de fibra de vidro 300 g tanto internamente (uma camada interna e duas camadas externas). Após passar uma mão de resina epóxi na madeira, apliquei uma camada de tecido e três camadas de resina, por camada de tecido. Depois de bem seco, lixei todas as superfícies externa e interna. 

Quando o casco estiver pronto, vem a tapa de finalização: reforço das bordas, barra central, decks de proa e popa e bancos.

Finalização

Como reforço das bordas utilizei uma ripa de cedro pelo lado externo e outra pelo lado interno. Mas, pelo lado interno, coloquei espaçadores, para facilitar a saída de água. Todos esses reforços foram previamente resinados com epóxi e colados com uma cola composta por resina epóxi e pó de madeira de cedro.

Tanto a barra central quanto os decks de popa e proa foram feitas em cedro, com detalhe em caxeta e resinados com epóxi. A barra central foi parafusada com parafuso inox no reforço de borda interno. Os reforços de proa e popa foram colados com a cola epóxi descrito acima.

Os bancos também foram feitos de cedro e resinados com epóxi. Uma vez feito o quadro, uma malha de fitas de náilon foi acrescentada como banco. As pontas das fitas foram coladas e grampeadas na parte inferior do banco.  Depois de prontos os bancos, foram ajustados ao barco e suspensos (por meio de parafusos inox) aos reforços de borda internos.


 Acabamento final

Com todos os detalhes finalizados, faz-se um lixamento final com lixa fina (220 g) para posterior aplicação de verniz náutico para acabamento e proteção solar. Apliquei 4 mãos tanto por dentro como por fora. 




Agora é programar a primeira de uma série longa (espera-se !) de canoadas .... 

2 comentários:

  1. QUAL O TIPO DE RESINA E CATALIZADOR? ONDE PODEM SER COMPRADOS A RESINA, O CATALIZADOR E O TECIDO?

    ResponderExcluir
  2. Eu utilizo cola epoxi para madeira. Vc pode encontrar na Maxepoxi ou na Polepoxi (digita no google...). Tem várias formulações. Peça uma a mais transparente possível, com tempo de trabalho de pelo menos uns 20min, e que sirva para madeira. o tecido vc pode também comprar na maxepoxi (ou em qualquer fornecedor de tecido de fibra de vidro)

    ResponderExcluir