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Construção de um caiaque oceânico de madeira - II - Casco




Construção do casco

O casco é construído de cabeça para baixo e da linha do deck para cima, em direção à quilha. Ou seja, o primeiro sarrafo colocado foi o da linha do deck, de cada lado do casco. Coloquei com o lado convexo (fêmea) do sarrafo para cima, para facilitar a aplicação de cola. Sobre esse primeiro sarrafo é colocado o próximo, com o lado côncavo encaixando no convexo, tendo previamente colocado cola de madeira sobre toda a cama formada pelo lado convexo, ao longo do comprimento do primeiro sarrafo (comprimento da linha de deck, de proa a popa). Essa seqüência de colagem e montagem é continuada, de cada lado, até fechar o casco.

Quando um sarrafo é colocado sobre o anterior é necessário fixá-lo na posição durante a colação. Uma das maneiras de se fazer isso é utilizando grampeador de tapeceiro. O sarrafo é grampeado contra cada uma das cavernas. Uma vez terminado o casco, esses grampos são retirados um a um com um alicate.


Esse método de fixação é rápido, e permite a colocação de vários sarrafos em seqüência. No entanto ele deixa pequenas marcas que não desaparecem completamente da superfície. No entanto essas marcas só são de fato “visíveis” para o construtor, que está a “um nariz” da superfície, durante a construção. Uma vez o caiaque terminado, resinado e envernizado, o efeito geral supera completamente esses “pequenos defeitos”. Os métodos alternativos sem grampos são lentos e, a meu ver, não representam um ganho significativo no visual.

Caso não seja possível encontrar sarrafos de comprimento igual ao do barco, podem-se utilizar sarrafos menores, emendando-os, de preferência mais próximo da proa ou popa. Procurar alternar o local da emenda entre a popa e a popa, entre um sarrafo e outro. Ao realizar a emenda, evitar a emenda de topo e procurar realizar emenda de 45º entre as superfícies a serem coladas.

Observar que na proa e na popa os sarrafos de cada lado se “encontram” de maneira alternada. Posteriormente serão cortados para forma a “linha” da proa e popa. Durante a construção é importante verificar se os dois lados “crescem” ao mesmo tempo. Ou seja, procurar evitar ao máximo que para um mesmo número de sarrafos de um lado e de outro, exista uma diferença de altura significativa.

A etapa de construção de madeira do casco termina quando o último “buraco” é preenchido junto à quilha. Após isso, inicia-se a etapa de acabamento do casco. Todos os grampos são retirados e começa-se a raspagem plainagem e lixamento da superfície, com eventual preenchimento de pequenas imperfeições com uma mistura de cola e pó de madeira. Essa operação é feita tanto no lado externo quanto interno. Uma vez que os grampos foram retirados, o casco pode ser retirado do molde e já uma “entidade” por si só.

Seja pelo lado de fora, seja pelo lado de dentro o acabamento visa deixar as superfícies prontas para a fase posterior de resinagem.

2 comentários:

  1. muito boa sua construcao ,qual cola vc usou?

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  2. a cola para unir as ripas foi cola comum de marceneiro, dessas amarelas. Mas sobre a madeira passei uma camada de resina epoxi, bem como para o tecido de fibra de vidro.

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